Home do site » Notícias E. Artigos Científicos » Alimentação Para Animais de Pequeno E. Grande Porte » A. Alimentação é Fundamental na Definição da Rentabilidade na Criação do Gado de Corte
A alimentação é fundamental na definição da rentabilidade na criação do gado de corte
A alimentação é fundamental na definição da rentabilidade na criação do gado de corte

alimentação é fundamental na definição da rentabilidade na criação do gado de corte. Por isso, é indispensável que o pecuarista conheça a fundo os principais conceitos de nutrição animal e as características nutricionais dos principais alimentos. 

Ao propiciar a alimentação necessária a um rebanho, entretanto, o técnico se depara com algumas questões fundamentais: as necessidades nutricionais de cada tipo de animal a ser atendido para a mantença (manutenção do peso); a velocidade de ganho de peso desejada, em cada fase da criação; a viabilidade econômica da aceleração do ganho de peso; e a disponibilidade de alimentos que possam garantir nutrição aos animais, visando a produção. Além disso, há a preocupação com os custos dos alimentos, para que a produção seja economicamente vantajosa; e as possíveis combinações que poderiam resultar num alimento que ofereça o máximo de nutrição a um custo mínimo. 

Nutrição 

É a partir dela que os animais podem expressar todo seu potencial genético para produção, desenvolvimento e reprodução.  As proteínas, gordura, açúcares, cálcio, minerais, vitaminas e água são elementos que devem compor a dieta, em diferentes quantidades e combinações, com um balanceamento que varia com a categoria animal, para que eles possam desempenhar todas as atividades vitais. 

Para que haja um bom aproveitamento dos nutrientes, o produtor precisa conhecer as classificações dos mesmos e as categorias de alimentos que compõem a dieta dos bovinos de corte.

Os volumosos e concentrados são alimentos indispensáveis no manejo alimentar do gado.

Os volumosos e concentrados são alimentos indispensáveis no manejo alimentar do gado.

Podemos dividi-los em duas frações básicas: água e matéria seca. Vamos considerar que o valor nutritivo está na matéria seca, composta por matéria orgânica e mineral. A primeira contém carboidratos e lipídios que fornecem energia, e, ainda, dois outros elementos: proteínas e vitaminas. Já a mineral contém macro e microelementos.  Todos eles estão presentes nos dois principais alimentos fornecidos ao gado, volumosos e concentrados.

https://www.cpt.com.br/cursos-bovinos-gadodecorte/artigos/alimentacao-gado-corte