Home do site » Notícias E. Artigos Científicos » Alimentação Para Animais de Pequeno E. Grande Porte » Processo
Processo

SILAGEM 

É a forragem verde conservada em um processo de fermentação sem oxigênio. A ensilagem é o processo de cortar a forragem, colocá-la no silo, compactá-la e protegê-la com a vedação para que haja a fermentação e a conservação pelo aumento de acidez. As forrageiras mais usadas são o milho e o sorgo.

SILAGEM PRÉ-SECADA 
Segue os mesmos princípios, com a diferença que as culturas usadas precisam sofrer um pré-murchamento no campo. Isto porque um dos fatores que afetam a fermentação e a conservação da massa ensilada é o teor de matéria seca, com valores ideais entre 45 e 50%. As forrageiras mais usadas são alfafa e azevém.

FENO 
Processo de conservação das forrageiras através da redução do teor de água original da planta - em média de 80 a 85% - para níveis entre 15 e 20%. É feito pela secagem direta no sol, exigindo que o material cortado seja revirado várias vezes no dia. Alfafa e aveia são as forrageiras mais usadas.

CORTE 
Primeira operação: a segadeira faz o corte da alfafa, cultivada com todo cuidado para alcançar seu alto valor nutritivo

EM FARDOS 
Depois do revolvimento e da formação de leiras, a alfafa é levada para a rotoenfardadeira que a acondiciona em fardos redondos

COBERTURA 
Na mesa empacotadora, o fardo é fechado com um filme plástico e inicia-se o processo de fermentação, com elevação da temperatura

Empacotado
Empacotado